Resumo:

Este curso foi elaborado para melhorar e ampliar o conhecimento dos estudantes em estudos relativos à sua atividade acadêmico-científica. Ele é projetado para fornecer uma experiência integradora de educação e formação que irá melhorar a capacidade para publicar seus trabalhos científicos em revistas de qualidade.

Justificativa:

Para obter uma formação compatível com o nível 6 da CAPES, estudantes de Doutorado precisam ter publicado pelo menos um artigo em um jornal de qualidade Qualis A ou B. Para os alunos de mestrado, este é um critério opcional, dependendo do Programa de Pós-graduação. Embora os estudantes recebam um ensino de boa qualidade em suas principais áreas temáticas acadêmicas e um treinamento em técnicas especializadas e tecnologias relacionadas aos seus projetos de pesquisa, a fim de conseguir publicar o seu trabalho em revistas internacionais ou nacionais de alta qualidade, eles precisam entender como formular perguntas eficazes e hipóteses científicas que refletem as tendências da pesquisa atual em seus respectivos campos. Em particular, eles precisam entender, desde o início, a forma de enquadrar seu projeto de pesquisa e melhor estruturar os resultados obtidos de uma forma adequada às exigências de editores de revistas científicas de boa qualidade. Isto nem sempre acontece e é para este tipo de deficiência que o curso é destinado.

Metodologia Pedagógica:

O curso será baseado em cerca de 10 aulas de 1-2 horas e uma série de atividades práticas associadas (2-3 horas), nas quais os alunos devem aplicar sua aprendizagem a problemas específicos que irão encontrar ao longo das suas carreiras de investigação científica. O tempo total do curso será de 40 horas. Os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos, mas para realizar tarefas que permitam demonstrar a sua contribuição individual. Notas de aula e conteúdo para download estarão permanentemente disponíveis no site www.ganesha-associates.com.

Visão geral:

Aula 1:

Visão geral da estrutura e objetivos do curso, métodos de ensinar e formas de avaliação. Como funciona o processo de ciência? A estrutura global da investigação científica na área biomédica e o papel da publicação envolvida neste processo.

Prática 1:

Preparar uma apresentação inicial de 3 slides contendo as seguintes informações: “Eu, o meu projeto, e a minha pergunta”.

Aula 2:

Revisão das fontes e tipos de documentos publicados online. Quais são os recursos online mais importantes e como eles diferem uns dos outros? Revisão detalhada dos pontos fortes e fracos de conteúdo do Google, o Google Scholar, Scopus, Web of Knowledge, PubMed / Medline, ScienceDirect, SpringerLink, Highwire Press, etc.

Prática 2:

Uma série de tarefas de leitura e testes para familiarizar os estudantes com algumas das semelhanças e diferenças que existem entre as capacidades desses recursos – esta prática vai ser adaptada para atender aos interesses da principal área de estudo dos estudantes .

Aula 3:

Usando recursos online de forma eficaz. Como usar as diferentes interfaces de busca para obter artigos ou outros documentos de uma forma abrangente em uma área específica ou responder a uma pergunta de uma pesquisa particular .

Prática 3:

Para os alunos serão definidas uma série de tarefas que testam o seu conhecimento em estratégias de busca que eles devem estar usando quando se preparam para trabalhar em uma nova área. Este trabalho servirá de base para a posterior prática associada à aula 5.

Aula 4:

Uma visão mais ampla online. Além dos recursos de busca de documentos revistos nas aulas dois e três, existe um número muito maior de bases de dados e web sites da comunidade científica, os quais podem ser úteis em termos de proporcionar informações valiosas além de localizar outros especialistas na área de interesse. Esta aula irá rever os principais tipos de recursos disponíveis e dar algumas dicas simples para avaliar a qualidade / relevância de cada um.

Prática 4:

Os alunos serão divididos em pequenas equipes, de acordo com o foco em determinado assunto, e serão solicitados para rever uma pequena lista de dados e recursos de informação disponíveis, por exemplo, NCBI, EBI. Em seguida, eles apresentarão os seus resultados para toda a turma.

Aula 5:

Desenvolvimento de hipóteses testáveis. Esta aula e a prática associada, tem como objetivo conscientizar os alunos quanto à importância de formular hipóteses robustas. A aula é baseada em uma análise de exemplos de boas e más hipóteses obtidas da literatura científica atual e irá desenvolver algumas regras simples que os alunos poderão usar para avaliar os seus próprios projetos de pesquisa.

Prática 5:

Começando com um artigo de revisão, obtido de um assunto não relacionado aos estudos do aluno, os alunos serão solicitados a identificar uma questão importante e atual ainda não respondida neste campo, e justificar suas escolhas em uma apresentação de três slides.

Aula 6:

Elaboração e apresentação de uma hipótese. A aula reitera a importância de começar com uma hipótese bem fundamentada e passa a considerar o papel desempenhado pela escolha de tecnologias, design experimental e estatísticas no processo de pesquisa.

Prática 6:

A prática para esta aula é baseada em apresentações curtas de projetos dos próprios alunos, após as quais serão ouvidas as críticas saudáveis de seus colegas com base no que foi ensinado até agora.

Aula 7:

Como escrever um artigo científico. Esta aula analisa o estilo e a estrutura da redação científica e destaca alguns dos pontos que podem levar a problemas quando o pesquisador tenta publicar o artigo. A aula incluirá vários exemplos de formas boas ou erradas de escrita e vai enfatizar pontos a partir dos quais surgem a maioria dos problemas mesmo quando o artigo está sendo escrito em Português!

Prática 7:

Uma série de exercícios escritos e testes baseados nas características principais da estrutura de artigos científicos.

Aula 8:

Conseguir um artigo científico publicado. Como funciona o processo científico e quais os aspectos que os alunos precisam entender para que o seu artigo seja publicado na melhor revista possível com o menor número de problemas.

Prática 8:

Usando as propostas dos projetos dos próprios alunos , a classe atuará como um conselho de revisão e procurará criticá-las de acordo com os princípios da boa escrita científica descritos no curso.

Aula 9:

O processo de avaliação de pesquisa e os pontos fortes e fracos no processo científico. Esta aula aborda a crescente utilização de métricas, tais como QUALIS, na avaliação da pesquisa científica e dos pesquisadores. Também analisa os pontos fracos no processo de publicação em vigor e olha para algumas das medidas que estão sendo tomadas para melhorá-lo. Também permitirá uma discussão sobre a importância crescente do conhecimento científico, plágios, fraudes e ética.

Prática 9:

Uma série de exercícios que utilizam várias métricas, como o Fator de Impacto e índice-H, para avaliação de periódicos específicos e campos de pesquisa.

Aula 10:

Revisão das questões levantadas e um resumo dos pontos importantes de aprendizagem.

Prática 10:

Discussão dos resultados das aulas práticas em geral. Ouvir as opiniões e análises dos alunos e potenciais oportunidades para melhoria

Resultados Esperados:

Ao final do curso, os alunos serão capazes de utilizar eficazmente todos os recursos de informação on-line que estão à sua disposição na UFPE; serão capazes de desenvolver e avaliar as suas próprias hipóteses científicas de forma robusta e críticar aquelas dos seus colegas e concorrentes. Eles vão entender a importância do estilo e estrutura da escrita para a formulação de um bom artigo científico e terão conhecimento suficiente sobre o funcionamento da indústria de publicação científica para poder selecionar uma revista apropriada e gerenciar o processo de submissão e revisão de forma eficaz. Finalmente, eles terão uma apreciação de como a pesquisa científica tornou-se um componente importante na estratégia de muitos países para o desenvolvimento econômico, as oportunidades e as pressões que trazem para pesquisadores individuais.

Pesquisas posteriores:

Durante a minha estadia será realizada uma pesquisa em relação à viabilidade para desenvolvimento de um curso em Estatística e Metodologia Científica que poderá ser adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes Departamentos dentro CCB e CCS. Eu também estarei continuando a desenvolver uma versão do curso baseada no Moodle que pode ser executada remotamente e / ou integrada aos recursos didáticos on-line da UFPE.